quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Neurologia e Cognição


da Neurociência


 A música é uma prática social, é uma atividade humana celebrada em todas as culturas,por ser altamente atrativa, pelas suas possibilidades criativas e pelo seu potencial imitativoÉ usada como uma marca de identidade, ajudando a demarcar territórios culturais, identificando grupos e formas de vida
Possibilita a condição de integração, de socialização, de um movimento que ora se estrutura, ora se desestrutura e ora entra num fluxo de harmonia, estabelecendo contato, relação, percepção .


Como trabalhar?

     Partindo do princípio que nosso cérebro funciona utilizando 3 sistemas de cálculo: binário, ternário e quaternário e ainda que a música também possui esse sistema, pode-se dizer que a música pode ser um caminho, um elo para a utilização desses sistemas. Muitas pessoas desconhecem seus conflitos, suas dificuldades e, principalmente a criança muitas vezes não sabe, não consegue se expressar. A expressão não verbal que a música oferece para a elaboração desses conflitos é fundamental.
     A musicalidade como um tipo de inteligência, pode ser usada como rota secundária, isto é, pode ajudar no desenvolvimento de uma outra inteligência, como a matemática, a lingüística, ou a espacial, entre outras.

       Meus estudos, prática e pesquisas como Instrutora de Música e Musicoterapeuta ao longo desses anos me ensinou como é importante e também como o fazer musical é facilitador e re-organizador tanto a nível pessoal como familiar e social. 

      O objetivo é somar com os educadores, pais e alunos a prática de experiências musicais como coadjuvante no desenvolvimento educacional, formativo e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário